Tecnologia para pomares cítricos

01 Projeto

Eficiência e Custo Benefício na Produtividade

Nosso projeto é a solução que os produtores de Citros no Brasil sempre buscaram. Temos a qualidade genética e produtiva ideal para seu projeto de plantio. Nossa experiência é anexada a um conjunto de fatores determinadas para um projeto de sucesso.

02 Implantação

Introdução de Novas Tecnologias

Tratamos o projeto, avaliando a estrutura existente e a estrutura necessária para a implantação da cultura, o que otimiza o investimento do produtorpara encontrar o ponto de equilíbrio do empreendimento. Um sistema de implantação baseado em tecnologias nacionais e estrangeiras. A qualidade técnica do nosso modelo de trabalho é baseado em produtividade, qualidade, custo benefício e relacionamentos

03 Condução

Práticas e Manejos

São os fatores de nutrição e fitossanitários da planta. Nesta fase, oferecemos aos clientes de 3 a 4 visitas anuais para consultoria. Analisamos viabilidade econômica para implantação e condução, tratos culturais, produtividade, estimativa de colheita, mercado consumidor e comercialização, refletindo diretamente na produção.

04 Indução Floral

Janela de Produção

Junto com a Condução, é a base para a produção de frutas em épocas de menor oferta do mercado. A TAMAFE disponibiliza práticas eficientes para atingir este objetivo. A vantagem em aplicar esta tecnologia é a garantia de retorno do capital investido, maior preço e facilidade de distribuição do fruto produzido.

TAMAFE: Soluções em Plantio de Mudas

TAMAFE: Soluções em Plantio de Mudas TAMAFE: Soluções em Plantio de Mudas

Pioneira em cultivo de mudas cítricas em ambiente protegido no Oeste Baiano, o Viveiro de Mudas TAMAFE iniciou sua produção em 2009 em parceria com a EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E ADAB.

Hoje oferece aos seus clientes e parceiros a combinação perfeita entre COPA X PORTA-ENXERTO de acordo com a necessidade do cliente, de forma customizada e exclusiva, proporcionando maior rentabilidade da produção, adequando solo, clima e espaço físico ao tipo de cultivo.

Atua nas principais áreas de desenvolvimento citrícola das regiões Norte e Nordeste do país, com materiais já implantados nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pará, Rondônia, Pernambuco, Goiás entre outros, ressaltando o conceito de aplicabilidade do material genético para cada região.

Em parceria com a EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, desenvolve material genético, práticas culturais e pesquisa com clones e combinações adaptados a região Norte e Nordeste do Brasil, através de tecnologia avançada.

Produtos

Produtos
Produtos

As mudas Tamafe são produzidas em cultivo protegido, ou seja, viveiros com telas antiafídicas, com a finalidade de controlar o ataque de pragas e doenças, resultando uma muda sadia.

Sem contato com o solo, as mudas são produzidas no substrato de fibra de coco, criada com a finalidade de protege-las de possibilidades de contaminação.

O Viveiro de Mudas Tamafe produz mudas exclusivas e personalizadas. A identidade genética da muda possibilita combinações entre copa e porta enxerto facilitando a identificação das características do fruto, volume, tamanho e formato da copa, que influência diretamente na produtividade e aproveitamento. Atualmente disponibilizamos mais de 70 combinações específicas para cada região do Norte e Nordeste do país.

Sementes

Cravo Santa Cruz

Cravo Santa Cruz

O limão-cravo (nome científico: Citrus × limonia), fruta do limoeiro-cravo, é uma fruta cítrica também conhecida no Brasil sob os nomes comuns de limão-rosa, limão-cavalo, limão-egua, limão-francês, limão-capeta, limão-china, limão-vinagre e limão tambaqui.

É chamado limão-galego em algumas regiões do Brasil, como Minas Gerais, no interior do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pará. Em outras partes do Brasil, limão-galego é o nome comum de uma lima ácida, de casca fina e esverdeada-amarelada.)

O limoeiro ‘Cravo Santa Cruz’ é uma mutação de gema do limoeiro ‘Cravo Santa Bárbara’, identificada no Banco Ativo de Germoplasma de Citros da Embrapa Mandioca e Fruticultura em 1997. A planta apresenta arquitetura globular e boa produção de frutos. Boa tolerância à seca, suscetibilidade à gomose de Phytophthora, ao declínio e à morte súbita dos citros, indução de boa produtividade às copas nele enxertadas, início precoce de produção de frutos, sendo estes de qualidade regular.

Citrandarin Índio

Citrandarin Índio

Floração Principal em setembro e outras temporãs variáveis. Maturação Meia-estação; colheita principal de maio a julho.

Produtividade de aproximadamente 1.200 frutos por planta, com média de 22 sementes por fruto.

O germoplasma do citrandarin ‘Indio’ pode ser disponibilizado via sementes e borbulhas.

Avaliado em áreas experimentais e em quadras, na Embrapa Mandioca e Fruticultura e em pomares particulares, o citrandarin ‘Indio’ tem mostrado excelente comportamento quando enxertado com laranjeiras doces, tangerineiras, limeiras ácidas e pomeleiros.

Citrandarin Riverside

Citrandarin Riverside

Floração Principal em setembro e outras temporãs variáveis. Maturação Meia-estação; colheita principal de maio a julho. Produtividade Aproximadamente 1.200 frutos por planta, com média de 23 a 26 sementes por fruto.

O germoplasma do citrandarin ‘Riverside’ pode ser disponibilizado via sementes e borbulhas.

Avaliado em áreas experimentais e em quadras, na Embrapa Mandioca e Fruticultura e em pomares particulares, o citrandarin ‘Riverside’ tem mostrado excelente comportamento quando enxertado com laranjeiras doces, tangerineiras, limeiras ácidas e pomeleiros.

Citrandarin San Diego

Citrandarin San Diego

Floração Principal em setembro e outras temporãs variáveis. Maturação Meia-estação; colheita principal de maio a julho.

Produtividade de aproximadamente 1.200 frutos por planta, com média de 23 a 26 sementes por fruto.

O germoplasma do citrandarin ‘San Diego’ pode ser disponibilizado via sementes e borbulhas.

Avaliado em áreas experimentais e em quadras, na Embrapa Mandioca e Fruticultura e em pomares particulares, o citrandarin ‘San Diego’ tem mostrado excelente comportamento quando enxertado com laranjeiras doces, tangerineiras, limeiras ácidas e pomeleiros.

Sunki Tropical

Sunki Tropical

Indicada em combinações com copas de laranjas doces, tangerinas e pomelos, confere às mesmas um elevado vigor e boa produtividade de frutos, sendo a qualidade destes compatível com a verificada nas combinações com limoeiro ´Cravo` (C. limonia osb.), principal porta-enxerto da citricultura brasileira.

Além disso, é tolerante à tristeza, ao declínio dos citros, à salinidade e à morte súbita dos citros. Com maiores restrições, apresenta alta suscetibilidade à gomose de Phytophthora e um reduzido número de sementes por fruto, em torno de quatro a cinco.

Variedade com maior número de sementes e tolerância à Morte Súbita dos Citros.

Trifoliata Flying Dragon

Trifoliata Flying Dragon

As plantas em trifoliata ‘Flying Dragon’ atingem no máximo 3 m de altura, podendo ser colhidas sem o uso de escadas ou ganchos. Considerando-se as elevadas produtividades alcançadas e que o custo de colheita dobrou nos últimos oito anos e que o uso da escada dobra o custo da colheita, tem-se o quanto é vantajoso o trifoliata ‘Flying Dragon’ como portaenxerto em plantios adensados e irrigados de laranjeiras doces nesse porta-enxerto.

Cabe ressaltar que, em determinadas condições de solo, clima e tratos culturais, os pomares com espaçamentos entre fileiras menores podem vir a exigir podas leves com o passar dos anos, entretanto, recomenda-se que os espaçamentos sejam de 4 a 5 m entre fileiras e de 1,5 e 2,5 entre plantas, o que implica em densidades de plantio entre 800 e 1666 plantas por hectare.

Citrumelo Swingle

Citrumelo Swingle

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque vitae erat quam. Aliquam vel iaculis enim. Praesent rutrum tincidunt porttitor. Curabitur nisi leo, accumsan nec dignissim vitae, fringilla at lacus. Sed eu euismod elit. Ut tellus dui, sollicitudin eu purus vel, euismod ultricies erat. Cras quis turpis erat. Donec dapibus, dui et facilisis accumsan, lorem lectus tristique felis, nec placerat enim justo varius lorem. Maecenas sit amet condimentum orci. Nam diam purus, commodo at eros id, tempus fermentum sem. Curabitur auctor, dui at suscipit tincidunt, leo sem tristique urna, eu tincidunt libero ante et mauris. Vivamus consectetur malesuada laoreet. Aenean sit amet risus vehicula, finibus nisi eget, tristique neque. Morbi quis risus bibendum, tincidunt lectus quis, feugiat enim. Pellentesque a porta dolor.

Quisque in diam blandit, ullamcorper eros non, pellentesque purus. Vestibulum lacinia, lacus sed mollis sollicitudin, nulla urna tincidunt lorem, vel interdum velit felis quis nunc. Etiam at tellus rhoncus, elementum erat vel, bibendum tortor.

Clones

Laranjas

  • Pera Rio
  • Westin
  • Folha Murcha
  • Natal
  • Valencia
  • Rubi
  • Pineapple
  • Seleta Amarela
  • Lima

Lima Ácida

  • Tahiti
  • Galego

Tangerinas

  • Ponkan
  • Piermont
  • Page
  • Murcot

porta enxertos

LIMOEIRO CRAVO

Trifoliata Flying Dragon

Trifoliata Rubidoux

Citrandarin Índio

Citrandarin Riverside

Tangerina Sunki Tropical

Citromelo Swingle

Citrandarin San Diego

Tecnologias

Nosso projeto é a solução que os produtores de Citros no Brasil sempre buscaram. Temos a qualidade genética e produtiva ideal para seu projeto de plantio. Nossa experiência é anexada a um conjunto de fatores determinantes para um projeto de sucesso.

Para a TAMAFE Viveiro de Mudas, um dos principais fatores de sucesso na implantação de um pomar é o planejamento inicial, com o intuito de observar, medir e dimensionar suas principais oportunidades.

Projeto Integrado

Projeto Integrado

O Projeto Integrado visa minimizar os riscos de perdas e desenvolver práticas de gestão. Analisa a região onde o produtor pretende realizar o plantio levando em consideração o tipo de solo, o clima, o espaço físico e o sistema de irrigação, orientando o produtor sobre o material genético indicado e o tipo de citros que deve ser produzido: Laranja, Tangerina ou Limão. Analisa ainda se as condições econômicas do produtor são compatíveis ao tamanho do projeto, apresentando ao cliente as oportunidades existentes no mercado, transmitindo segurança e tranquilidade, o que plantar e quanto plantar.

Implantação

Implantação

Tratamos o projeto, avaliando a estrutura existente e a estrutura necessária para a implantação da cultura, o que otimiza o investimento do produtor para encontrar o ponto de equilíbrio do empreendimento.

Plantio Inteligente

Plantio Inteligente

A TAMAFE disponibiliza oportunidades únicas de implantação, onde a cultura definitiva acontece com investimento mínimo.

Podemos ter como cultura predominante o citros, que pode ser consorciado com o mamão, o maracujá ou outras variedades. Estrategicamente no final de seu ciclo inicia-se a safra da cultura predominante, fazendo com que o capital investido retorne mais rápido ao caixa da sua empresa.

Condução

Condução

São os fatores de nutrição e fitossanitários da planta. Nesta fase, oferecemos aos nossos clientes de 3 a 4 visitas anuais para troca de ideias e consultoria.

Analisamos viabilidade econômica para implantação e condução, tratos culturais, produtividade, estimativa de colheita, mercado consumidor e comercialização para o bom andamento do pomar, refletindo diretamente na produção.

Indução Floral

Indução Floral

Junto com a Condução, é a base para produção de frutas em épocas de menor oferta de mercado. A TAMAFE disponibiliza práticas eficientes para atingir este objetivo.

A vantagem em aplicar esta tecnologia é a garantia de retorno do capital investido, maior preço e facilidade de distribuição do fruto produzido.

Orientação Comercial

Orientação Comercial

A TAMAFE desenvolveu o setor de Orientação Comercial para aproximar cada vez mais o produtor do mercado consumidor.

Observamos através deste relacionamento um aumento acentuado de comercialização regional, possibilitando um maior valor agregado para ambos os lados.

A integração entre produtores e mercado consumidor também faz parte do nosso negócio. Orientamos e atualizamos os nossos clientes e parceiros com informações técnicas e comerciais, potencializando ainda mais o seu retorno financeiro.

Treinamento

Treinamento

Manter a saúde do pomar de nossos clientes é papel fundamental no desenvolvimento de uma parceria saudável. De acordo com as etapas concluídas, desde o preparo ao plantio, do processo produtivo até a colheita, a TAMAFE disponibiliza treinamentos básicos e avançados para a condução ideal do seu pomar.

Desenvolvimento e Pesquisa de Mudas

Desenvolvimento e Pesquisa de Mudas
Desenvolvimento e Pesquisa de Mudas

É a partir da muda que se tem o melhor nível de resposta a qualquer tecnologia empregada no processo produtivo para se produzir frutas de qualidade com viabilidade econômica.

A combinação entre COPA X PORTA ENXERTO possibilita a identificação das características do fruto, volume, tamanho e formato da copa, que influencia diretamente na produtividade.

Essa combinação permite definir o melhor aproveitamento do espaço, a capacidade produtiva por hectare, quantidade ideal de frutos por planta além do manejo de poda, controle fito sanitário e nutricional.

Fale Conosco

Tire aqui suas dúvidas. Basta preencher os campos e enviar.